Notícias

VOLTAR

Austrália e mais 11 paises chegam a acordo histórico sobre comércio no Pacífico

09/10/2015Austrália e mais 11 paises chegam a acordo histórico sobre comércio no Pacífico

Pacto irá cortar barreiras e pode criar o maior bloco econômico do mundo.

Ministros do Comércio da região do oceano Pacífico acertaram o mais profundo acordo de liberalização do comércio em uma geração, o Tratado de Livre Comércio Trans-Pacífico (TPP), que pode resultar no maior bloco econômico da história. O pacto irá cortar barreiras comerciais e definir padrões comuns a 12 países. O objetivo é eliminar tarifas entre esses países para a comercialização de determinados bens e serviços.

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, o brasileiro Roberto Azevedo, parabenizou os negociadores e ministros dos países envolvidos no acordo. Ele disse que alcançar o pacto dentre "uma variedade de questões difíceis prova que os acordos comerciais podem ser alcançados entre os membros da entidade".
Segundo Azevedo, o TPP vai fazer com que os membros da OMC acelerem o trabalho para que os acordos em negociação sejam alcançados até a 10ª Conferência Ministerial em Nairobi, marcada para acontecer entre 15 e 18 de dezembro.

Já a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, enviou nota à imprensa afimando que o acordo é "muito positivo". "Tenho pedido por uma política de melhoria para evitar um novo crescimento medíocre da economia global, e reacender o comércio é um componente essencial dessa agenda."

Lagarde afirmou que seria necessário revisar todos os detalhes do acordo para fazer uma análise mais abrangente de seus possíveis impactos econômicos, mas disse esperar que o TPP "possa abrir o caminho para uma nova geração de esforços de integração comercial".

O bloco reúne 40% do PIB mundial e tem 793 milhões de consumidores. A expectativa é que, se o acordo realmente sair, o pacto movimente, a partir de 2025, US$ 223 bilhões por ano.

Segue abaixo a lista de países que aderiram ao acordo:

Estados Unidos
Austrália
Brunei
Canadá
Chile
Japão
Malásia
México
Nova Zelândia
Peru
Cingapura
Vietnã

05/10/2015

Para conferir a notícia completa acesse: 

http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/10/negociacoes-sobre-livre-comercio-no-pacifico-alcancam-acordo-historico-20151005105508656188.html

 


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.