Notícias

VOLTAR

China e Austrália Assinam Tratado de Livre Comércio

19/08/2015China e Austrália Assinam Tratado de Livre Comércio

Após 10 anos de negociações o tratado é assinado

China e Austrália assinaram nesta quarta-feira, ao término de uma década de difíceis negociações, um amplo tratado de livre-comércio, que abrange principalmente os estratégicos setores de mineração, agricultura e investimentos.

A conclusão deste acordo, que prevê a supressão recíproca dos direitos alfandegários para um grande número de bens e serviços, representa um dia histórico para os dois países, segundo o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott.

O ministro australiano do Comercio, Andrew Robb, e seu colega chinês, Gao Hucheng, ratificaram solenemente o documento em uma cerimônia em Canberra.

A China é o primeiro sócio comercial da Austrália com intercâmbios superiores a 160 bilhões de dólares australianos (123 bilhões de dólares) anuais. Em 2014, se converteu no primeiro investidor estrangeiro no país, ficando à frente dos Estados Unidos.

Um terço das exportações australianas têm como destino a China, entre elas várias matérias-primas (carvão, minério de ferro), assim como leite e carne de vaca.

O governo de Canberra considera o acordo de vital importância para a Austrália, que conquistará vantagens competitivas frente à União Europeia, Canadá e Estados Unidos, e é bem visto pelos órgãos patronais.

Mas os sindicatos temem um fluxo de trabalhadores chineses mal remunerados para os projetos de investimento de mais de 150 milhões de dólares australianos, o que prejudicará os trabalhadores locais.

16/junho/2015 

Fonte:http://exame.abril.com.br/economia/noticias/china-e-australia-assinam-tlc-apos-10-anos-de-negociacoes


Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao navegar no site, você concorda com a nossa política de privacidade e uso de cookies.